Dia 05 de 33 – A devoção a Maria é necessária para a salvação
Estamos no quinto dia dos 12 dias preliminares, em que buscamos nos libertar do espírito do mundo, esse modo de viver que rejeita a humildade, a dependência de Deus e o amor verdadeiro.
No Tratado de hoje, São Luís nos recorda uma verdade essencial, esquecida por muitos: a devoção verdadeira à Santíssima Virgem é necessária à salvação. Não por falta de Deus, mas por escolha do próprio Deus, que quis vir ao mundo por Maria e deseja que voltemos a Ele por esse mesmo caminho.
Ave Estrela do Mar (Ave Maris Stella)
Ave, do mar Estrela,bendita Mãe de Deus,fecunda e sempre Virgem,portal feliz dos céus.Ouvindo aquele Avedo anjo Gabriel,mudando de Eva o nome,trazei-nos paz do céu.Ao cego iluminai,ao réu livrai também;de todo mal guardai-nose dai-nos todo o bem.Mostrai ser nossa Mãe,levando a nossa voza Quem, por nós nascido,dignou-se vir de vós.Suave mais que todas,ó Virgem sem igual,fazei-nos mansos, puros,guardai-nos contra o mal.Oh! dai-nos vida pura,guiai-nos para a luz,e um dia, ao vosso lado,possamos ver Jesus.Louvor a Deus, o Pai,e ao Filho, Sumo Bem,com seu Divino Espíritoagora e sempre. Amém.
Vinde, Espírito Criador (Veni Creator Spiritus)
Ó, vinde, Espírito Criador,as nossas almas visitaie enchei os nossos coraçõescom vossos dons celestiais.Vós sois chamado o Intercessordo Deus excelso o dom sem par,a fonte viva, o fogo, o amor,a unção divina e salutar.Sois doador dos sete donse sois poder na mão do Pai,por Ele prometido a nós,por nós seus feitos proclamai.A nossa mente iluminai,os corações enchei de amor,nossa fraqueza encorajai,qual força eterna e protetor.Nosso inimigo repeli,e concedei-nos vossa paz;se pela graça nos guiais,o mal deixamos para trás.Ao Pai e ao Filho Salvadorpor vós possamos conhecerque procedeis do seu amorfazei-nos sempre firmes crer.Amém
Dia 05 – Leitura do Tratado: Parágrafos 40 a 42
I. A devoção à santa Virgem é necessária a todos os homens para conseguirem a salvação.
40. O douto e piedoso Suárez, da Companhia de Jesus, o sábio e devoto Justo Lípsio, doutor da universidade de Lovaina, e muitos outros, provaram incontestavelmente, apoiados na opinião dos Santos Padres, entre outros, Santo Agostinho, Santo Efrém, diácono de Edessa, São Cirilo de Jerusalém, São Germano de Constantinopla, São João de Damasco, Santo Anselmo, São Bernardo, São Bernardino, Santo Tomás e São Boaventura, que a devoção à Santíssima Virgem é necessária à salvação, e que é um sinal infalível de condenação – opinião do próprio Ecolampádio e vários outros hereges, – não ter estima e amor à Santíssima Virgem. Ao contrário, é indício certo de predestinação ser-lhe inteira e verdadeiramente devotado.
41. As figuras e palavras do Antigo e do Novo Testamento o provam; a opinião e os exemplos dos santos o confirmam; a razão e a experiência o ensinam e demonstram; o próprio demônio e seus asseclas, premidos pela força da verdade, viram-se muitas vezes constrangidos a confessá-lo a seu pesar. De todas as passagens dos Santos Padres e doutores, que compilei para provar esta verdade, cito apenas uma, para não me alongar: “Tibi devotum esse, est arma quaedam salutis quae Deus his dat quos vult salvos fieri…” (São João Damasceno) – Ser vosso devoto, ó Virgem Santíssima, é uma arma de salvação que Deus dá àqueles que quer salvar.
42. Eu poderia repetir aqui várias histórias que provam o que afirmo. Entre outras, primeiro, aquela que vem narrada nas crônicas de São Francisco, em que se conta que o santo viu, em êxtase, uma escada enorme, em cujo topo, apoiado no céu, avultava a Santíssima Virgem. E o santo compreendeu que aquela escada ele devia subir para chegar ao céu;
segundo, a outra, narrada nas crônicas de São Domingos: Quando o santo pregava o rosário nas proximidades de Carcassona, quinze mil demônios, que possuíam a alma de um infeliz herege, foram obrigados, por ordem da Santíssima Virgem, a confessar muitas verdades grandes e consoladoras, referentes à devoção a Maria. E eles, para própria confusão, o fizeram com tanto ardor e clareza que não se pode ler essa autêntica narração e o panegírico, que o demônio, embora a contragosto, fez da devoção mariana, sem derramar lágrimas de alegria, ainda que pouco devoto se seja da Santíssima Virgem.
Conclusão do Dia 5
Hoje, o Tratado nos revelou uma verdade profunda e muitas vezes ignorada: a devoção verdadeira a Maria é necessária para a salvação.
Não porque Deus precise dela, mas porque Ele quis precisar, por amor. Ele a escolheu como caminho para vir até nós, e deseja que sigamos esse mesmo caminho para voltar até Ele.
A experiência da Igreja, os ensinamentos dos santos e até mesmo os relatos de exorcismos confirmam isso: Maria é o terror do demônio e o refúgio dos pecadores.
Por isso, quem rejeita a devoção a Ela, rejeita o auxílio mais seguro que Deus nos deu.
📿 Hoje, mais do que nunca, renove seu compromisso com o Rosário completo. Essa oração transforma nossa alma, protege nossa fé e fortalece nosso amor a Maria.
Dica prática para o Rosário completo:
-
Manhã: Mistérios Gozosos
-
Tarde: Mistérios Luminosos
-
Início da noite: Mistérios Dolorosos
-
Final do dia ou revezando: Mistérios Gloriosos
⚠️ Não deixe tudo para a noite.
O mundo, o cansaço, os imprevistos e o desânimo são estratégias constantes para nos afastar da oração. Antecipe-se e vença com constância.
Que o seu dia seja abençoado por Deus e cheio da luz do Espírito Santo.
Amém. 💙
Nossa como achei essa passagem que nós relata que Maria trouxe seu filho para nós e hoje quer que estejamos com Maria para chegar até ele. Maravilhosa reflexão
ResponderExcluirHoje que consegui fazer comentários aquu
ResponderExcluir