Dia 22 de 33 - A humildade de Maria e a imitação de Cristo
Ao despertarmos neste novo dia, entreguemos a Deus o início da nossa jornada com espírito de silêncio e recolhimento. Antes de qualquer outra atividade, voltemos nosso coração para o Senhor com humildade e confiança, pedindo que este dia seja um passo a mais no caminho da santidade.
Antes da leitura espiritual, faça um breve momento de oração pessoal, pedindo à Santíssima Virgem que lhe obtenha a graça de compreender com o coração tudo o que for lido hoje.
Hoje meditaremos sobre a humildade de Maria e o exemplo de Jesus. O Tratado da Verdadeira Devoção nos mostra que a consagração a Maria é a mais perfeita forma de imitarmos Cristo, que, mesmo sendo Deus, quis submeter-se à Sua Mãe durante trinta anos. Ele, que poderia ter aparecido em glória, escolheu viver escondido em Nazaré, aprendendo com Maria a fazer a vontade do Pai.
Essa escolha de Jesus não foi uma necessidade, mas um sinal de sabedoria: quem deseja agradar ao Pai, deve aprender a obedecer por amor, como Ele mesmo fez. E quem somos nós, para buscar um caminho mais rápido ou independente, quando o próprio Filho de Deus nos deu o exemplo da total dependência e humildade?
Maria é, então, o caminho mais seguro, mais rápido e mais eficaz para nos aproximarmos de Jesus. Os santos nos dizem que todas as graças passam por ela, e que é por meio dela que o Espírito Santo distribui seus dons. Submeter-se a Maria é reconhecer, com humildade, que precisamos ser ensinados a amar, a servir, a obedecer — e a consagração total é o caminho dessa escola de amor.
👉 Neste dia, o Senhor nos convida a meditarmos sobre a nossa relação com Maria. Estamos realmente dispostos a imitá-la em sua humildade? Desejamos mesmo ser discípulos que, como Jesus, escolhem permanecer no silêncio de Nazaré, sendo formados pelas mãos de Sua Mãe?
Com essa disposição interior, sigamos para as orações e em seguida a leitura do Tratado, pedindo que Maria nos ensine a fazer, em todas as coisas, aquilo que fez em toda sua vida: a vontade de Deus.
📿 Ave Maris Stella, Vinde, Espírito Criador e a Ladainha da Santíssima Virgem
🙏 Antes de iniciar a leitura espiritual, pare por um instante e faça as orações com atenção e amor, pedindo com sinceridade à luz do Espírito Santo e ao auxílio da Santíssima Virgem.
📌 Sem oração, não há fruto. Sem humildade, não há transformação.
Ave Estrela do Mar (Ave Maris Stella)
Ave, do mar Estrela,bendita Mãe de Deus,fecunda e sempre Virgem,portal feliz dos céus.
Ouvindo aquele Avedo anjo Gabriel,mudando de Eva o nome,trazei-nos paz do céu.
Ao cego iluminai,ao réu livrai também;de todo mal guardai-nose dai-nos todo o bem.
Mostrai ser nossa Mãe,levando a nossa voza Quem, por nós nascido,dignou-se vir de vós.
Suave mais que todas,ó Virgem sem igual,fazei-nos mansos, puros,guardai-nos contra o mal.
Oh! dai-nos vida pura,guiai-nos para a luz,e um dia, ao vosso lado,possamos ver Jesus.
Louvor a Deus, o Pai,e ao Filho, Sumo Bem,com seu Divino Espíritoagora e sempre. Amém.
Ave, do mar Estrela,bendita Mãe de Deus,fecunda e sempre Virgem,portal feliz dos céus.Ouvindo aquele Avedo anjo Gabriel,mudando de Eva o nome,trazei-nos paz do céu.Ao cego iluminai,ao réu livrai também;de todo mal guardai-nose dai-nos todo o bem.Mostrai ser nossa Mãe,levando a nossa voza Quem, por nós nascido,dignou-se vir de vós.Suave mais que todas,ó Virgem sem igual,fazei-nos mansos, puros,guardai-nos contra o mal.Oh! dai-nos vida pura,guiai-nos para a luz,e um dia, ao vosso lado,possamos ver Jesus.Louvor a Deus, o Pai,e ao Filho, Sumo Bem,com seu Divino Espíritoagora e sempre. Amém.
Vinde, Espírito Criador (Veni Creator Spiritus)
Ó, vinde, Espírito Criador,as nossas almas visitaie enchei os nossos coraçõescom vossos dons celestiais.
Vós sois chamado o Intercessordo Deus excelso o dom sem par,a fonte viva, o fogo, o amor,a unção divina e salutar.
Sois doador dos sete donse sois poder na mão do Pai,por Ele prometido a nós,por nós seus feitos proclamai.
A nossa mente iluminai,os corações enchei de amor,nossa fraqueza encorajai,qual força eterna e protetor.
Nosso inimigo repeli,e concedei-nos vossa paz;se pela graça nos guiais,o mal deixamos para trás.
Ao Pai e ao Filho Salvadorpor vós possamos conhecerque procedeis do seu amorfazei-nos sempre firmes crer.Amém
Ó, vinde, Espírito Criador,as nossas almas visitaie enchei os nossos coraçõescom vossos dons celestiais.Vós sois chamado o Intercessordo Deus excelso o dom sem par,a fonte viva, o fogo, o amor,a unção divina e salutar.Sois doador dos sete donse sois poder na mão do Pai,por Ele prometido a nós,por nós seus feitos proclamai.A nossa mente iluminai,os corações enchei de amor,nossa fraqueza encorajai,qual força eterna e protetor.Nosso inimigo repeli,e concedei-nos vossa paz;se pela graça nos guiais,o mal deixamos para trás.Ao Pai e ao Filho Salvadorpor vós possamos conhecerque procedeis do seu amorfazei-nos sempre firmes crer.Amém
Ladainha da Santíssima Virgem
Senhor, tende piedade de nósCristo, tende piedade de nósSenhor, tende piedade de nós
Cristo, ouvi-nosCristo, atendei-nos
Deus Pai do céu, tende piedade de nósDeus Filho Redentor do mundo, tende piedade de nósDeus Espírito Santo, tende piedade de nósSantíssima Trindade, que sois um só Deus, tende piedade de nós
Santa Maria, rogai por nós.Santa Mãe de Deus, rogai por nós.Santa Virgem das virgens, rogai por nós.Mãe de Cristo, rogai por nós.Mãe da Igreja, rogai por nós.Mãe de misericórdia, rogai por nós.Mãe da divina graça, rogai por nós.Mãe da esperança, rogai por nós.Mãe puríssima, rogai por nós.Mãe castíssima, rogai por nós.Mãe sempre virgem, rogai por nós.Mãe imaculada, rogai por nós.Mãe digna de amor, rogai por nós.Mãe admirável, rogai por nós.Mãe do bom conselho, rogai por nós.Mãe do Criador, rogai por nós.Mãe do Salvador, rogai por nós.Virgem prudentíssima, rogai por nós.Virgem venerável, rogai por nós.Virgem louvável, rogai por nós.Virgem poderosa, rogai por nós.Virgem clemente, rogai por nós.Virgem fiel, rogai por nós.Espelho de perfeição, rogai por nós.Sede da Sabedoria, rogai por nós.Fonte de nossa alegria, rogai por nós.Vaso espiritual, rogai por nós.Vaso honorífico, rogai por nós.Vaso insigne de devoção, rogai por nós.Tabernáculo da eterna glória, rogai por nós.Moradia consagrada a Deus, rogai por nós.Rosa mística, rogai por nós.Torre de Davi, rogai por nós.Torre de marfim, rogai por nós.Casa de ouro, rogai por nós.Arca da aliança, rogai por nós.Porta do céu, rogai por nós.Estrela da manhã, rogai por nós.Saúde dos enfermos, rogai por nós.Refúgio dos pecadores, rogai por nós.Conforto dos migrantes, rogai por nós.Consoladora dos aflitos, rogai por nós.Auxílio dos cristãos, rogai por nós.Rainha dos Anjos, rogai por nós.Rainha dos Patriarcas, rogai por nós.Rainha dos Profetas, rogai por nós.Rainha dos Apóstolos, rogai por nós.Rainha dos Mártires, rogai por nós.Rainha dos confessores da fé, rogai por nós.Rainha das Virgens, rogai por nós.Rainha de todos os Santos, rogai por nós.Rainha concebida sem pecado original, rogai por nós.Rainha assunta ao céu, rogai por nós.Rainha do santo Rosário, rogai por nós.Rainha da família, rogai por nós.Rainha da paz, rogai por nós.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo,perdoai-nos, Senhor.Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo,ouvi-nos, Senhor.Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo,tende piedade de nós.
V. Rogai por nós, santa Mãe de Deus.R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Oremos:Suplicantes vos rogamos, Senhor Deus, que concedais a vossos servos lograr perpétua saúde do corpo e da alma, e que, pela intercessão da bem-aventurada sempre Virgem Maria, sejamos livres da presente tristeza e gozemos da eterna alegria por Cristo Nosso Senhor. Amém.
Senhor, tende piedade de nósCristo, tende piedade de nósSenhor, tende piedade de nósCristo, ouvi-nosCristo, atendei-nosDeus Pai do céu, tende piedade de nósDeus Filho Redentor do mundo, tende piedade de nósDeus Espírito Santo, tende piedade de nósSantíssima Trindade, que sois um só Deus, tende piedade de nósSanta Maria, rogai por nós.Santa Mãe de Deus, rogai por nós.Santa Virgem das virgens, rogai por nós.Mãe de Cristo, rogai por nós.Mãe da Igreja, rogai por nós.Mãe de misericórdia, rogai por nós.Mãe da divina graça, rogai por nós.Mãe da esperança, rogai por nós.Mãe puríssima, rogai por nós.Mãe castíssima, rogai por nós.Mãe sempre virgem, rogai por nós.Mãe imaculada, rogai por nós.Mãe digna de amor, rogai por nós.Mãe admirável, rogai por nós.Mãe do bom conselho, rogai por nós.Mãe do Criador, rogai por nós.Mãe do Salvador, rogai por nós.Virgem prudentíssima, rogai por nós.Virgem venerável, rogai por nós.Virgem louvável, rogai por nós.Virgem poderosa, rogai por nós.Virgem clemente, rogai por nós.Virgem fiel, rogai por nós.Espelho de perfeição, rogai por nós.Sede da Sabedoria, rogai por nós.Fonte de nossa alegria, rogai por nós.Vaso espiritual, rogai por nós.Vaso honorífico, rogai por nós.Vaso insigne de devoção, rogai por nós.Tabernáculo da eterna glória, rogai por nós.Moradia consagrada a Deus, rogai por nós.Rosa mística, rogai por nós.Torre de Davi, rogai por nós.Torre de marfim, rogai por nós.Casa de ouro, rogai por nós.Arca da aliança, rogai por nós.Porta do céu, rogai por nós.Estrela da manhã, rogai por nós.Saúde dos enfermos, rogai por nós.Refúgio dos pecadores, rogai por nós.Conforto dos migrantes, rogai por nós.Consoladora dos aflitos, rogai por nós.Auxílio dos cristãos, rogai por nós.Rainha dos Anjos, rogai por nós.Rainha dos Patriarcas, rogai por nós.Rainha dos Profetas, rogai por nós.Rainha dos Apóstolos, rogai por nós.Rainha dos Mártires, rogai por nós.Rainha dos confessores da fé, rogai por nós.Rainha das Virgens, rogai por nós.Rainha de todos os Santos, rogai por nós.Rainha concebida sem pecado original, rogai por nós.Rainha assunta ao céu, rogai por nós.Rainha do santo Rosário, rogai por nós.Rainha da família, rogai por nós.Rainha da paz, rogai por nós.Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo,perdoai-nos, Senhor.Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo,ouvi-nos, Senhor.Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo,tende piedade de nós.V. Rogai por nós, santa Mãe de Deus.R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.Oremos:Suplicantes vos rogamos, Senhor Deus, que concedais a vossos servos lograr perpétua saúde do corpo e da alma, e que, pela intercessão da bem-aventurada sempre Virgem Maria, sejamos livres da presente tristeza e gozemos da eterna alegria por Cristo Nosso Senhor. Amém.
Dia 22 – Leitura do Tratado: Parágrafos 139 a 143
Este bom Mestre não desdenhou encerrar-se no seio da Santíssima Virgem, como um cativo, um escravo amoroso, e submeter-se a ela, obedecendo-lhe durante trinta anos. É aqui, repito, que o espírito humano se confunde, quando reflete seriamente nesta atitude da divina Sabedoria encarnada, que não quis, embora podendo, dar-se diretamente aos homens, preferindo fazê-lo por intermédio da SS. Virgem; que não quis aparecer no mundo em plena idade viril, independente de quem quer que fosse, mas como uma criancinha dependendo dos cuidados de sua Mãe Santíssima, e mantida por ela.
Esta Sabedoria infinita, cheia de um desejo imenso de glorificar a Deus seu Pai e de salvar os homens, não encontrou meio algum mais perfeito nem mais simples de fazê-lo, do que se submetendo em todas as coisas à Santíssima Virgem, não só durante oito, dez ou quinze anos, mas durante trinta anos; e Ele deu mais glória a Deus seu Pai durante todo esse tempo de submissão à Santíssima Virgem, como não lhe deu empregando os últimos três anos de sua vida a fazer prodígios, a pregar por toda parte, a converter os homens. Oh! que grande glória, damos a Deus, submetendo‑nos a Maria, a exemplo de Jesus.
Com um exemplo tão visível e conhecido de todo mundo, seremos insensatos a ponto de pensar que encontraremos um meio mais perfeito e mais certo para glorificar a Deus, que não seja subme‑tendo‑nos a Maria, a exemplo de seu Filho?
140. Lembremos aqui, para prova da dependência que devemos ter para com Maria, o que já ficou dito (n. 14-39), citando os exemplos que nos dão o Pai, o Filho e o Espírito Santo nesta dependência. Deus Pai nos deu e dá seu Filho por ela somente, só produz outros filhos por meio dela, e só por intermédio dela nos comunica suas graças. Deus Filho foi formado para todo o mundo, por ela, e não é senão por ela que é formado todos os dias, e gerado por ela em união com o Espírito Santo, e é ela a única via pela qual nos comunica suas virtudes e seus méritos.
O Espírito Santo formou Jesus Cristo por meio dela, e por meio dela forma os membros de seu corpo místico, e só por ela nos dispensa seus dons e favores. Depois de exemplos tão claros e instantes, poderemos, sem uma extrema cegueira, prescindir de Maria, deixar de consa‑grar‑nos a ela e de depender dela para irmos a Deus e a Ele nos sacrificarmos?
141. Eis algumas passagens dos Santos Padres, que escolhi como prova do que acabo de dizer:“Duo filii Mariae sunt, homo Deus e homo purus; unius corporaliter, et alterius spiritualiter mater est Maria” (São Boaventura e Orígenes). “Dois são os filhos de Maria: o Homem-Deus e o homem puro; de um ela é mãe corporalmente, e do outro, espiritualmente.”
“Haec est voluntas Dei, qui totum nos voluit habere per Mariam; ac proinde, si quid spei, si quid gratiae, si quid salutis, ab ea noverimus redundare” (São Bernardo). "Esta é a vontade de Deus, que quis que tudo tivéssemos por meio de Maria; e, portanto, se temos alguma esperança, alguma graça ou alguma salvação, saibamos que isso nos vem por meio dela.”
“Omnia dona, virtutes, gratiae ipsius Spiritus Sancti, quibus vult, et quando vult, quomodo vult, quantum vult per ipsius manus administrantur” (São Bernardino). "Todos os dons, virtudes e graças do próprio Espírito Santo, a quem Ele quer, quando quer, como quer e na medida que quer, são distribuídos pelas mãos dela.”
“Qui indignus eras cui daretur, datum est Mariae, ut per eam acciperes quidquid haberes” (São Bernardo). “Tu, que eras indigno de receber, recebeste por meio de Maria, para que por ela recebesses tudo o que possuis.”
142. Deus, vendo que somos indignos de receber suas graças diretamente de suas mãos divinas, dá‑as a Maria, a fim de obtermos por ela o que Ele nos quer dar; e também redunda em glória para Ele, receber pelas mãos de Maria o reconhecimento, o respeito e o amor que lhe devemos por seus benefícios. É, pois, muito justo que imitemos o procedimento de Deus, a fim – diz São Bernardo – de que a graça volte a seu autor pelo mesmo canal por onde veio: “Ut eodem alveo ad largitorem gratia redeat quo fluxit”.
É o que fazemos por meio de nossa devoção: oferecemo‑nos e consagramo‑nos à Santíssima Virgem tudo o que somos e tudo o que possuímos, a fim de que Nosso Senhor receba por sua mediação a glória e o reconhecimento que lhe devemos. Reconhecemo‑nos indignos e incapazes, por nós mesmos, aproximar‑nos de sua majestade infinita; e por isso servimo‑nos da intercessão da Santíssima Virgem.
143. Além disso, é uma prática de grande humildade, virtude que Deus preza acima de todas as outras. Se vos rebaixais crendo‑vos indignos de aparecer diante de Deus e de vos aproximar d’Ele, Deus rebaixa‑se para vir até vós, para comparar‑se em vós, e para vos elevar. Quando, porém, tentamos aproximar‑nos atrevidamente de Deus, sem medianeiro, Deus se esconde e se afasta dos soberbos. Oh! quanto Ele ama a humildade de coração.
É a esta humildade que convida esta prática de devoção, pois ensina a não nos aproximarmos diretamente de Nosso Senhor, por misricórdia e doce que Ele seja, mas a nos servirmos sempre da intercessão da Santíssima Virgem tanto para comparecer diante de Deus, como para lhe falar, aproximar‑nos dele, oferecer‑lhe qualquer coisa, ou nos unir e consagrar a Ele.
🔔 Conclusão – A humildade abre as portas do Céu
Ao meditarmos hoje sobre o segundo motivo que nos recomenda esta santa devoção, somos levados a um ponto central da vida cristã: a humildade. Jesus, sendo Deus, escolheu permanecer submisso à Santíssima Virgem durante trinta anos. Se o próprio Filho eterno se fez servo, se colocou sob os cuidados de sua Mãe, como poderíamos nós desejar um caminho diferente?
A verdadeira consagração a Jesus pelas mãos de Maria exige que renunciemos ao orgulho espiritual, às ideias de independência e autossuficiência. O Tratado é claro: “Deus resiste aos soberbos, mas dá sua graça aos humildes.” E é por isso que Maria foi escolhida — porque foi humilde. E continua sendo o caminho mais certo para nos achegarmos a Deus.
Os santos que meditamos hoje, como São Bernardo e São Boaventura, nos ensinam que tudo o que Deus nos dá, Ele dá por meio de Maria. A própria graça da salvação nos alcança por ela. Fora dela, os dons não são distribuídos; por ela, chegam com abundância. Submeter-se a Maria, então, não é perder, mas ganhar. Não é limitar, mas confiar.
Na nossa vida concreta, essa consagração se traduz em pequenos atos de obediência, de silêncio e de abandono. Quando oferecemos a Deus algo por Maria — mesmo que seja pequeno — estamos nos unindo ao próprio Cristo, que tudo ofereceu por suas mãos.
🙏 Que neste dia, o Espírito Santo nos dê a graça de renunciar a toda vaidade, de combater a tentação de querer ser reconhecidos, e de viver com o coração escondido em Deus, como Maria. Que sejamos dóceis como ela, humildes como ela, obedientes como ela.
📿 Sigamos firmes na oração do Rosário, meditando os mistérios de Cristo à luz da sua Mãe. Que a cada Ave Maria, nosso coração se revista da humildade de Nazaré e se torne uma morada mais digna para Jesus.
“Com Maria, tudo para Jesus.”
Comentários
Postar um comentário